• Modular Cursos

O que é PCM? Tudo o que você precisa saber.

Atualizado: Jan 25

O que é o PCM e como a mudança de paradigma da manutenção é fundamental para otimizar seus resultados? Neste artigo descubra o que é PCM e a visão deste profissional indispensável na manutenção.


O que é PCM


O que é PCM?


Nada mais é do que a sigla para Planejamento e Controle de Manutenção. PCM pode ser um setor de uma empresa, uma função ou até mesmo um responsável por planejar e controlar não só as manutenções dos equipamentos, mas também de planejar e controlar o setor de manutenção de uma empresa, ou seja, o PCM é onde nasce a estratégia da manutenção.

O setor de PCM surgiu após a segunda guerra mundial, por volta de 1950, de modo que em um período pós-guerra era necessário ter maior produtividade com menores recursos. Nesse período, paradas de produção devido a falhas em equipamentos constituíam um atestado de ineficiência. Com isso, foi necessário aprender a planejar manutenções preventivas, e com essa necessidade de planejamento surgiu o PCM.

Ao longo da história, o setor de manutenção vem mudando e evoluindo, onde atualmente o foco da manutenção está em:

  • Confiabilidade;

  • Disponibilidade;

  • Manutenibilidade.


Quais são as responsabilidades do PCM?


Ao PCM cabem inúmeras responsabilidades e funções, desde etapas mais estratégicas até processos táticos. Porém na rotina do PCM algumas tarefas se destacam, como:

  • Definir metas e gerar indicadores de desempenho de manutenção.

  • Criar Planos de ação para atingir as metas.

  • Elaborar Planos de manutenção, Padrões, Procedimentos para manutenções preventivas, corretivas, inspeções e preditivas.

  • Elaboração de políticas de manutenção

  • Programação da Manutenção

  • Fazer a integração entre Produção, Produto, Qualidade, Projetos e TI.

  • Entre outras.

A função básica do PCM é planejar para que todo o processo de manutenção esteja otimizado, desde à compra do parafuso até a troca do mesmo no maquinário em operação. E, claro, para saber se o planejado está sendo satisfatório, as ferramentas de controle são fundamentais para medir o sucesso das atividades do setor. Além de estar sempre atento às melhorias dos processos, qualidade e redução de custos.

Logo, é possível notar que precisamos detalhar o PCM em três principais pilares: Planejamento, Controle e Manutenção. É devido a esse fato que o setor de PCM é fundamental não só para uma boa manutenção, mas, acima de tudo, para uma boa operação da fábrica, do setor, da máquina etc. Sempre visando otimizar o tempo, reduzir os custos e maximizar o resultado produtivo. Buscando confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade.


“Mas qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, sem manutenção, cai. Os dentes apodrecem, as plantas secam, os prédios desmoronam e os amores acabam” – Matheus Rocha

Vamos então definir três fatores fundamentais ao PCM:



Manutenção


Manutenção vem de manter (conservar), e não de consertar. Por isso, a manutenção não é baseada no conserto ou na troca, mas está embasada na ideia de manter sem estragar, de manter sem trocar. Por meio da manutenção, deseja-se ter a maior vida útil possível de um equipamento, mas operando de forma satisfatória e segura (confiável).

Planejamento


O planejamento envolve tudo que deve ser visto antes de executar uma manutenção, ou seja, é o plano detalhado de tudo que deve ser feito em curto, médio e longo prazo, que envolva todos os setores e pessoas envolvidas. O planejamento talvez seja o ponto mais crítico da manutenção, pois é a parte que vai ditar a qualidade e os custos de tudo que for executado. Além disso, a quantidade de informação, os detalhes e as variações que existem ao planejar a manutenção podem tornar o processo de planejamento muito complexo.

Controle


Agora que já vimos o que é manutenção e o que é o planejamento, precisamos saber se o que está sendo feito está certo ou errado, ou seja, é necessário manter um controle sobre as atividades do setor de manutenção. Mas o que é controle? Controle é a atividade de verificar se as tarefas que são executadas estão de acordo com o planejamento, por meio de medições, comparações e definição de padrões, acompanhando se o resultado obtido é satisfatório.




O ciclo do PCM


Esses três pilares devem sempre andar juntos, um fortalecendo o outro. Afinal existe uma dependência entre eles, e um objetivo em comum: trazer maior resultado operacional. Assim o PCM está sempre executando o ciclo mostrado a segui:


Ciclo do PCM
Ciclo do PCM. Fonte: Modular Cursos

Isso quer dizer que o processo de planejar e controlar deve ser contínuo, para todas as atividades, de forma a garantir que as tarefas serão executadas de forma satisfatória.

A função estratégica do PCM para a Empresa

Podemos afirmar que a manutenção não é setor ou área de suporte. Manutenção é um braço do setor produtivo, afinal, contribui diretamente para a melhora do desempenho de produção, redução de custos, otimização de processos e da qualidade. É nisso que os novos profissionais da área de manutenção devem focar. Definitivamente, o técnico de manutenção não é um bombeiro que espera o fogo e sai correndo para apagá-lo. O profissional de manutenção hoje se compara muito mais a um médico que cuida de um paciente com muito profissionalismo, técnicas adequadas, equipamentos e ferramentas apropriadas e cuidado com a vida do paciente, ou seja, do maquinário (ativo, o bem produtivo da empresa).

Então, aqueles que trabalham nessa área de manutenção e PCM devem ser protagonistas e abandonar o velho costume de esperar o problema acontecer. Quando falamos em PCM, a aplicação básica é voltada à área industrial, porém, quando falamos em manutenção, podemos ver que a aplicação é ampla, como manutenção predial (casas, prédios, lojas); manutenção de veículos (carros, motos, caminhões); manutenção de sistemas (TI, softwares, banco de dados); e manutenção de máquinas (mecânicas, elétricas, eletrônicas). Mas o que queremos dizer é que o conceito de PCM pode ser aplicado para cada um desses casos, pois existe muita similaridade entre todos os tipos de manutenção, afinal manutenção é manutenção, e as técnicas de PCM podem ser aplicados a qualquer finalidade de manutenção.

Para ser um profissional qualificado e preparado para os desafios do chão de fábrica, e para ser um estrategista na área de manutenção, planejamento, programação e controle, preparamos um Curso Completo de PCM. Voltado à realidade da manutenção no Brasil.





Gostou do conteúdo? Então curte e compartilhe! Obrigado por ler até aqui!

Posts recentes

Ver tudo