• Modular Cursos

Mercado e Nicho de Mercado

Atualizado: Jan 9

O que é Mercado? Como determinar e para que serve um Nicho de Mercado? Descubra tudo que você precisa saber neste artigo!



Uma realização comercial é composta de ofertantes que representam os vendedores e os demandantes que representados pelos compradores, e quando estes dois grupos se reúnem a fim de realizar transações, acordos, trocas de produtos ou serviços em um ambiente, seja ele físico ou virtual, podemos chamar este local de mercado.


Portanto, o mercado é um ambiente propício para existir troca de bens e serviços. Os mercados são baseados na lei da oferta e demanda, muito provável que você já tenha ouvido falar deste conceito. Uma vez que existe procura por uma oferta, dar-se inicio a uma negociação.


Conforme a procura aumente de maneira a gerar mais demanda do que oferta, ocorre aumento nos preços destes produtos, e o contrário também é valido, quando a demanda é pouca e a oferta está em abundância a tendência é de queda nos preços, este processo é uma das leis fundamentais do mercado.


Classificação do Mercado


O mercado pode ser classificado em mercado formal e mercado informal. Sendo que o mercado formal é aquele onde são cumpridos todos os aspectos legais, regulados por leis e normas específicas, seja de um produto, trabalho ou tipo de mercadoria, este é o tipo de mercado mais comum.


Entretanto, o mercado informal é o oposto, ou seja, ele não é regulamentado, não existe uma legislação que determine ou inspecione a comercialização neste mercado. Portanto, é um mercado que existe, mas não traz garantias nem proteções para os consumidores, produtores ou comerciantes.


No sentindo amplo, o conceito de mercado está bem definido, no entanto, a grande dificuldade para um profissional de marketing é entender e descobrir o nicho de mercado adequando para seu produto e para realizar sua campanha no intuito de atrair o público-alvo.


Devido a isto, vamos entender melhor o que é um nicho de mercado, mas antes precisamos compreender o conceito de segmentação, visto que muitos profissionais confundem segmentação com nichos de mercado.


Segmentação de Mercado


Um segmento de mercado pode ser entendido com uma fração, uma parte menor do mercado com indivíduos de necessidades e características semelhantes, ou seja, este grupo compartilha os mesmos interesses e dores. No sentido que segmentar é dividir a população em grupos, onde houver semelhanças entre as pessoas, se tornará mais viável encontrar o que essas pessoas necessitam do que simplesmente lançar um produto no mercado e querer agradar a todos.


As estratégias de marketing podem ser direcionadas para um horizonte em que o mercado enxerga como único, de modo individualizado, o que determina a importância do entendimento do negócio e de suas formas de segmentação.





OPORTUNIDADE: Quer aprender marketing de verdade sem MODINHAS? Fazer um bom planejamento de marketing de forma estratégica e otimizada? Aprender desde a persona até ferramentas de qualidade? CHEGOU SUA HORA! CLIQUE AQUI E VEJA MAIS


Critérios de Segmentação


A segmentação é composta por grupos que compartilham os mesmos interesses, deste modo é possível utilizar as características dos próprios consumidores para conhecer um segmento a fundo e procurar, após isto, o nicho de mercado para sua empresa.


Geralmente a segmentação do mercado é realizada de quatro formas: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.


Segmentação geográfica – este tipo de segmentação não é muito indicado para quem atua no ramo digital, porém se a estratégia é divulgar uma pequena padaria de bairro, pode ser a melhor técnica. É uma segmentação baseada na localização do mercado consumidor, podendo ser local, regional, nacional ou até mesmo global.


Imagine que seu vizinho pretenda abrir uma pequena lanchonete, para este tipo de negócio a segmentação geográfica é bastante eficiente, no sentido que com ela será possível identificar o bairro com menor concorrência, para que assim ela possa iniciar seu negócio.


Segmentação demográfica – mais utilizada que a anterior, a segmentação demográfica é eficiente para identificar o público-alvo. Ela leva em consideração aspectos populacionais dos consumidores, tais como:


✓ Idade;

✓ Sexo;

✓ Tamanho da família;

✓ Estágio do ciclo de vida;

✓ Renda;

✓ Escolaridade;

✓ Ocupação;

✓ Religião;

✓ Raça;

✓ Nacionalidade, entre outros.


Um exemplo de segmentação demográfica pode ser identificado na revenda de imóveis, onde sabemos que existem diferenças nos valores de imóveis, na mesma região ou em locais diferentes. Imóveis de luxo podem ter um público segmentado considerando a renda, no entanto para imóveis menores e mais simples, um dos tipos de segmentação possíveis de se utilizar é por meio da idade, no caso de a localização for próxima de universidades por exemplo.


Segmentação comportamental – Esta segmentação é dada como o próprio nome induz, por meio do comportamento do público e seu padrão na tomada de decisão. Para identificar o público com esta segmentação, podemos usar alguns questionamentos como:


✓ O que esses clientes precisam?

✓ O que compram?

✓ Quando compram?

✓ Quais os benefícios que procuram?

✓ Com que frequência?


Por exemplo, uma loja de tênis pode atuar direcionada para pessoas que gostam de correr, oferecendo produtos direcionados a este público que têm como comportamento, realizar corridas.


Segmentação psicográfica - Muito semelhante à comportamental, esta segmentação leva em consideração também os aspectos psicológicos do comportamento de compra do consumidor. São levados em conta fatores como a personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores para segmentar o público.


Por exemplo, dois amigos que investem na bolsa de valores. No entanto, o primeiro é mais arrojado e compra ações de empresas mais voláteis que possuem maior risco, enquanto o segundo busca empresas maiores e mais seguras. Uma sugestão de segmentação é por meio do perfil de investidor, um arrojado e outro conservador.


Entendido o que é segmentação e como realiza-se ela, podemos trabalhar com o conceito de nicho de mercado, que representa um público ainda mais restrito dentro de um segmento, onde estão localizadas as grandes oportunidades para os empreendedores e profissionais de marketing.


Como Planejar o Marketing Digital: 3 ferramentas indispensáveis

Veja neste artigo como fazer um planejamento de marketing digital usando: a matriz de SWOT, os 8P do Marketing Digital e como fazer um plano de ação de marketing com o 5W2H. Qual a importância de ser estratégico num mercado cheio de mediocridade?



Nicho de mercado


Para quem está iniciando, seja como empreendedor ou no marketing, encontrar o nicho deve ser um dos primeiros passos em sua jornada e ele deve ser certeiro. Dificilmente o início de uma jornada conta com recursos em abundância, logo seus investimentos devem ser realizados com muita precisão, encontrar um bom nicho pode render seus primeiros clientes, importantes para manter sua empresa em funcionamento.


Feito o alerta para chamar sua atenção para este tema, chegou a hora de definir o nicho de mercado, que nada mais é do que uma parcela ou um recorte de um mercado. Ou seja, é um grupo menor dentro de um grande grupo consumidor com necessidades e interesses específicos, dando forma a uma oportunidade em teoria pouco ou nada atendida dentro de um grupo amplo e competitivo de negócios.


Geralmente o problema enfrentado dentro desse nicho de mercado ainda não está solucionado, o que na prática pode ser entendido como uma grande oportunidade para os empreendedores.


Vamos pegar a área da saúde como exemplo. Dentro dela podemos ter vários seguimentos, como saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso, alimentação saudável, enfim, podemos dividir este grande mercado da saúde em outros grandes seguimentos, mais como encontrar os nichos dentro destes seguimentos?


Por exemplo, na alimentação saudável podemos encontrar aposentados que buscam exercícios e alimentação especializadas para sua idade, também atletas que precisam de alimentação diferenciada para poder suportar sua carga de treinos.

Note, que ao determinar o nicho de mercado a sua atenção pode ser voltada para seu público-alvo, e sua abordagem deixa de ser genérica.


Importância da definição do nicho de mercado


Pense em um casal de idosos que estão procurando fazer exercícios, para isto, eles se matriculam na academia do bairro, notável por ser uma academia voltada para o público jovem, música alta, aparelhos e atendimentos direcionados a pessoas que já praticam a mais tempo, e assim, esse casal de idosos se desmotiva e deixa de realizar seus exercícios.


A definição de um nicho de mercado tem como objetivo direcionar seu foco para este público, geralmente menor, no entanto carente de serviços. A especialização é uma das armas mais importantes para um empreendedor e para o marketing, quando bem aplicada ela gera um grande número de fidelização por parte de seus clientes.


Apesar de um nicho de mercado atingir um público menor, o fato de você resolver o problema específico deste grupo, uma vez que você é o especialista, sua comunicação será mais certeira, pois será direcionada para os potenciais clientes.



Vantagens em definir um Nicho


Podemos destacar ainda outras vantagens ao definir um nicho de mercado, como:


Concorrência reduzida – Pelo fato de você ser um especialista, você trabalhará com clientes que anseiam pelo seu serviço, pois o mercado está carente de ofertas.


Remuneração – Ao renunciar um público generalizado para focar em um público menor, porém especializado, você tem a possibilidade de ditar os preços de seus serviços ou produtos.


Marketing direcionado – Com a definição do nicho você pode criar planos de marketing eficientes e comunicar diretamente com sua persona.


Parceiros estratégicos – Por ser um especialista e conhecer seu mercado de atuação, você poderá encontrar potenciais parceiros que venham a agregar ao seu negócio.


Agora que você já sabe como segmentar um mercado e encontrar um nicho, os investimentos da sua empresa, sejam eles em marketing ou em produtos/serviços podem ser direcionados para o lugar certo: o seu cliente ideal.





Lembramos que o estudo e dedicação devem ser contínuos para sua jornada como empreendedor ou no marketing. A respeito disso, podemos afirmar que quanto mais você aprende sobre o assunto, mais fácil será gerenciar seu trabalho e assim, fazê-lo mais eficiente. Por esta razão, confira também esses outros artigos que separamos para você!
83 visualizações0 comentário